Regras gerais do jogo
* Ganha quem derrota o inimigo, deixando-o sem nenhum ponto de vida.
* Decks (baralho) devem ter no mínimo 40 cartas.Não ha um número máximo estipulado.
* Começa o jogo normal com 8000 pontos de vida
* Começe com 5 cartas e o maximo deve ser 6 em sua mão
* Só podera haver 3 cartas com mesmo nome em seu deck.
* Pode ser criado um Side Deck com 15 cartas que não contam no seu deck, pode-se fazer uma troca de cartas entre os duelos, mas ao final da troca devera haver as 15 cartas no Side Deck.
* Só se pode baixar um monstro por rodada exceto monstros especial summon , magicas e armadilhas pode se baixar até atingir o limite no campo.
* Regras de estrelas são aplicadas da seguinte forma:
Até 4 estrelas pode ser baixada a carta na sua rodada 5 ou 6 estrelas pode ser baixada sacrificando 1 montros de tributo, 7 ou mais estrelas pode ser baixada sacrificando 2 montros de tributo, algumas cartas não obedecem a essa regra por causa de efeitos ou cartas magicas e armadilhas.
Regras de cartas
Existem os seguintes tipos de monstros e cartas:
* Monstros Normais: Cartas que se aplicam a maioria das regras.
* Monstros efeito: Possuem alguns efeitos, nen todas se aplicam a regra acima.
* Monstros de fusão: 2 ou mais Monstros são unidos para criar um monstro mais forte pela carta de Polimerização.
* Cartas Magicas:Cartas que ajudam a deixar seus monstros mais fortes, recuperar seus pontos de vida e auxiliar em outras coisas.
* Cartas Armadilhas:Cartas para deixar os monstro do inimigo mais fraco e auxilio em outras coisas.
* Cartas Ritual: São magicas que lhe obrigam a sacrificar monstros para poder baixar outros montros mais fortes, são parecidos com cartas de fusão mas tem que sacrificar o número de estrelas igual ou maior ao monstro ritual, com exceção de algumas cartas.
Tipos de cartas
Cartas de monstros
As Monster Cards são utilizados para conseguir a vitória, já que com eles é possível atacar o oponente e se defender de seus ataques. Cada monstro conta com sua própria característica, como Nível (Estrelas), Ataque, Defesa, Efeito (se tiver), Raça e Atributo.
* As estrelas (Level Star) indica a evolução do monstro, se ele tem de
* Ataque e defesa são indicados por pontuação, na construção de um deck nem sempre é bom levar em conta isso, pois monstros com alta pontuação exigem custo alto e monstros com baixa pontuação normalmente têm bons efeitos. Leve tudo isso em consideração ao montar um deck.
Efeito de monstro é uma adição a carta em si, monstros desta categoria são indicados pela cor Laranja e estes mesmos efeitos são variados.
Efeitos
* Flip (virar): Para ativar o efeito, o monstro deve ser invocado Face-down (que é virado com a figura para baixo) e virado para cima posteriormente em seu próximo turno(pois você uma vez que trouxe 1 monstro do tabuleiro,não pode alterar a forma de invocação- virar para cima ou alterar de defesa para ataque por exemplo no mesmo turno). Mas não fique esperando seu oponente simplesmente ataca-los, vire sempre que puder, pois há monstros de efeito e cards de magia e armadilha que negam efeitos de flip monsters.
* Continuos (Contínuo): Enquanto a carta estiver virada para cima, o efeito persiste. Porém, tambem há monstros de efeito e cards de magia e armadilha que podem vira-los para baixo.
* Cost Effect: Para manter o efeito você deve pagar tributos exigidos pela carta, que se encontram no campo descrição. Normalmente quando você não pode pagar o que é exigido a carta é destruída.
* Trigger e Multi-Trigger Effect: São cards especiais que só podem ser ativados sob certas condições descritas na carta.