O jogo de cards Yu-Gi-Oh! é como um RPG, organizado
* Draw Phase(fase de compra): ao iniciar o turno, antes de fazer qualquer ação é obrigatório pegar um card do topo do deck. Se você não puder comprar um card, é declarado perdedor.
* Standby Phase(fase de espera): nesta fase, verifique se há algum card que deve ou pode ser ativado neste momento. Senão, passe para a próxima fase.
* Main Phase 1(fase principal): nesta fase, você pode organizar seu tabuleiro colocando cartas mágicas e armadilhas e invocando monstros. Se houver mostros em seu tabuleiro, poderá mudar o modo como eles estão(alterando de ataque para defesa ou vice-versa)ou virando-os para cima. Você pode ativar cartas mágicas ou armadilhas.
* Battle Phase(fase de batalha): agora você pode começar as ações de ataque ao tabuleiro adversário. Escolha 1 monstro seu para atacar e outro do oponente para ser atacado. Neste momento, somente cartas mágicas Quick-Play ou armadilhas podem ser ativadas.
* Main Phase 2: esta fase tem o mesmo objetivo da 1, serve mais para reorganizar seu tabuleiro após a fase de batalha.
* End Phase: nesta fase, se você tiver mais de 5 cards na mão, descarte as excedentes, a menos que um card lhe permita. Termine seu turno e passe a vez para o oponente.
Como vencer o duelo
Um duelo termina quando os pontos de vida de um dos jogadores é zerado(se ambos chegarem a 0, é considerado empate). Mas há condições especiais que podem lhe garantir uma vitória automátca.
* Exodia: se você conseguir reunir as 5 partes de Exodia(Exodia the Forbidden One, Right Leg of the Forbidden One, Right Arm of the Forbidden One, Left Leg of the Forbidden One, Left Arm of the Forbidden One)automaticamente você vence o duelo independente da situação.
* Destiny Board: o feitiço destiny board consiste na ativação do Trap Card Destiny Board, seguido de suas Spirit Messeges I,N,A,L(que são cartas mágicas). Após a ativação da carta armadilha destiny board(tem um F grafado na carta), ative uma após outra, em sua respectiva ordem e uma a cada turno, as spirit messeges. A posição de cada carta é única, deve ser formada a palavra FINAL, ou seja, ative destiny board, depois spirit messege I, spirit messege N, spirit messege A, spirit messege L para vencer o duelo automaticamente independente da situação. Porém, se uma destas cartas é destruída, todas as outras serão.
Estas 2 condições são difíceis de se realizar, principalmente o feitiço Destiny Board, pois se uma das cartas é destuída, todas as outras serão, o que o torna mais difícil que Exodia.
* Final Countdown: O meio mais fácil de derrotar seu oponente. O efeito desta carta mágica reduz o jogo a 20 turnos (10 seu e 10 do oponente) ao final do 20 turno o usuario da carta vence o duelo.
Mas é recomendável usar da maneira mais rápida e direta(que é zerando os pontos de vida do que aguardar estas cartas, pois o próprio oponente pode tomar a dianteira e zerar seus pontos primeiro). Exodia deve estar completo (Exodia the Forbidden One, Right Leg of the Forbidden One, Right Arm of the Forbidden One, Left Leg of the Forbidden One, Left Arm of the Forbidden One) em sua mão para usar seu efeito e vencer o duelo, então baixar suas partes no campo não ativa seu efeito. A pontuação de suas partes é baixa(200 ATK/300 DEF para as pernas e braços e de 1000 ATK/1000 DEF para sua cabeça), sendo destruído facilmente por monstros de pontuação intermediária. Mas você pode reave-las do cemitério com cartas mágicas e armadilhas. Já Destiny Board você pode até recupera-las do cemitério, mas elas vão voltar no máximo para sua mão(ou deck, de acordo com o efeito do card usado)sendo inútil trazê-las de volta sem as outras.
Orientações básicas
* Metade do seu deck ser de Trap Cards e Magic Cards. (Ficando equilibrado o seu jogo)
* Não coloque apenas no seu deck, monstros fortes, alguns deles produzem effect (Effect é uma substancia que eleva o nível de seu monstro e pode ser usado contra o do seu inimigo. Ex. Mágico de Caos: As cartas atacadas com ele serão removidas do duelo.).
* Mantenha sempre um pensamento ciente sobre o do seu adversário. (Antes do jogo é bom saber como é o estilo de jogo de seu oponente. As vezes ele sai no contra-ataque ou tem vezes que executa ataque-total.).
* Mantenhe sempre uma armadilha para cada monstro seu em campo. (Para salvá-los do cemitério. Ex. Monstro Renascido: Renasce um monstro de teu cemitério).